No período da pandemia ocorreu um desaquecimento da economia brasileira, por diversos fatores que já foram expostos em textos anteriores, porém no pós pandemia houve um pequeno aquecimento da economia, a partir de fevereiro de 2022 com a vacinação em andamento as pessoas começaram a perder o “medo” de retornarem para o seu espaço de trabalho ainda com cautela e usando máscara de proteção facial.
O setor imobiliário se ateve em utilizar como recurso estratégias digitais que colaboraram para um crescimento ainda que pequeno, mas isso fortaleceu o mercado imobiliário a continuar no caminho de inspirar confiança nos interessados a adquirirem o seu imóvel financiado.
A taxa da Selic continuou a aumentar, mas o investimento em marketing e propaganda do setor apresentou saídas para os futuros compradores que já haviam feito o seu planejamento de adquirir o tão esperado apartamento ou residência de seus sonhos.
O primeiro trimestre e as expectativas dos corretores de imóveis
O mês de janeiro passou, o de fevereiro também, em março iniciou a vacinação das crianças e a volta às aulas isso causou expectativas novas dos vendedores do setor imobiliário e da construção civil, pois o pensamento era uma volta à normalidade de rotina de vida e da economia que propiciaria ao mercado de trabalho dos setores em geral uma esperança de recomeço com ascensão, porém tudo foi acontecendo lentamente, novas contratações de funcionários; mais ainda não em número expressivo.
Em maio as expectativas foram grandes, mas um rumor sobre a quarta onda da Covid veio para assombrar o mercado imobiliário, já experiente na ocorrência dos altos e baixos das taxas que interferem nos financiamentos imobiliários, porém com a possibilidade da transferência do fundo de garantia para a compra de imóvel, abre-se uma oportunidade de compra e venda de imóveis. O mercado imobiliário no momento é a aplicação de capital com maior possibilidade de ganhos financeiros no momento, essa conclusão é de investidores e de analistas das empresas que trabalham com fundos de investimentos.
O fundo imobiliário é uma das opções de investimento para quem deseja ter um rendimento mensal, mas a variação da porcentagem é variável. De acordo com Corrêa, o ano de 2022 é um bom ano para se investir em fundo imobiliário, especialmente em Flls, que é um tipo de renda passiva. Os analistas da Suno Research observam que antes de investir é necessário poupar, e nunca se endividar para investir; e que para se investir é preciso ter cuidado e conhecimento. Marcos Corrêa especialista em Flls da Suno Research diz: “o melhor dia para se investir é ontem, mas como ontem já passou, hoje é o melhor dia”.
Tendências de ascensão do setor imobiliário
A COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis) em 23 de maio de 2022 afirmou que mesmo que a taxa da Selic se mantenha em alta, o setor imobiliário continuará em ascensão, pois o Brasil é o país que está exportando os seus produtos sem problemas, principalmente contando com a situação mundial que vivemos na atualidade e com a baixa do dólar, o setor imobiliário diferentemente dos outros setores continuará crescendo em porcentagem, pois o corretor de imóveis deverá colocar o seu foco de atenção no anseio do cliente, que no momento está interessado em aplicar no agronegócio e para isso o cliente quer morar bem também, além de querer aplicar o seu capital em fundo imobiliário. E João Teodoro da Silva afirma: “O Corretor de Imóvel é a chave para o sucesso”.