Perspectivas para o Mercado Imobiliário no Segundo Semestre de 2022

Índice

As perspectivas para o Mercado Imobiliário no segundo semestre de 2022 foram baseadas nas taxas existentes e nos gráficos de compras/vendas e locações do primeiro semestre de acordo com os órgãos que direcionam o mercado de trabalho. Esses órgãos coletam dados estatísticos e os representam por meio de gráficos a situação pela qual o setor imobiliário passa trimestralmente e semestralmente, e após terem feito algumas análises puderam prospectar como será o segundo semestre. Vamos apresentar os dados observados e as análises feitas, pois ao tomar conhecimento dessas informações o comprador e/ ou o locador aumentará a sua confiança ao buscar o auxílio de uma imobiliária para a consecução de seu sonho.   

Retrospectiva de 2021 no setor imobiliário

O ano de 2021 foi pautado por 5 principais tendências de mercado marcantes que resultaram num aumento de vendas de imóveis, o aumento foi de 46% no primeiro semestre em relação ao período anterior; e no ano de 2021 como um todo foi de 13% de vendas de novas unidades em relação ao ano anterior.

As tendências de mercado imobiliário 2021/2022 frente à SELIC, o crescimento no segundo semestre começou a encontrar alguns desafios para se manter com o crescimento da taxa da SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia).

As tendências do ano de 2022 apresentam: otimismo. Apesar da alta da taxa da SELIC e da inflação, grande parte dos especialistas seguem com opiniões favoráveis quando o assunto é mercado imobiliário no Brasil em 2022.

As cinco tendências que irão tracionar o mercado imobiliário em 2022, a saber: 1) mais espaço, melhor localizado; 2) casa + trabalho; 3) consciência sustentável; 4) imóveis usados e novos com plantas flexíveis; e 5) permanência do tour virtual, essas informações foram fornecidas pelo Tarjab.

Colaboração de institutos e órgãos em 2022    

O IBRESP, Instituto Brasileiro de Educação de São Paulo, ensino Imobiliário na modalidade EAD (Ensino à Distância), que colabora na formação de corretores imobiliários oferecendo cursos on line (acesso ao AVA), especialmente o curso de TTI (Técnico em Transações Imobiliárias). Atualmente o IBRESP está presente em 30 cidades do Estado de São Paulo. É credenciado pelo Conselho de Educação do Estado de São Paulo e regulamentado pelo sistema do CRECI/COFECI.

Prospecção de medidas para o segundo semestre de 2022

No primeiro semestre de 2022, os indicadores imobiliários dos imóveis que c foram comprados/vendidos e locados nos 2 primeiros trimestres do ano de 2022 foram números crescentes em porcentagem comparados com os do ano de 2021, e considerados como dados positivos na análise efetuada pelo Instituto Brasileiro de economia (IBRE), com a colaboração da Fundação Instituto de Pesquisas  Econômicas (FIPE), órgãos responsáveis pelos indicadores imobiliários; sendo que, se no próximo trimestre as porcentagens continuarem sendo crescentes, e no último trimestre do ano 2022 também o forem, apesar da taxa da SELIC ter alcançado 13,25% (de acordo com o  Relatório do Mercado Focus do Banco Central, em 14/06/2022); e já contando com o que previram “os diretores do Colegiado do Banco Central, (COPOM – Comitê de Política Monetária) previram, para o mês de agosto uma reunião nos dias 02/08 e 03/08, a alta de 0,25p.p. ou de 0,5p.p. , alcançando 13,75% até o final do ano, como também contando com a alta da inflação crescente, com 8,99% em julho de 2022 (360poder); pode-se concluir que as estratégias utilizadas e “o advento da tecnologia das transações imobiliárias contribuíram para a desburocratização das diversas etapas da compra de imóveis e a alta procura pela casa própria contribuíram para o crescimento percentual maior no  ano de 2022 do que o do ano anterior” (Tarjab).