MERCADO IMOBILIÁRIO Vs ECONÔMIA

Índice

A economia realmente impacta o mercado imobiliário? Para responder essa pergunta é preciso analisar as taxas de juros e a inflação que contribuem para o aumento de mercadorias e serviços de todos os setores.

Se você investe no setor imobiliário ou pensa em investir nesse mercado, você com certeza já ouviu falar da Taxa Selic, mas você sabe o que é essa taxa e como ela influencia o setor?

A Taxa Selic é a taxa básica de juros da nossa economia, é ela que serve como referência para a maioria dos juros, o cálculo é simples, quando a taxa Selic aumenta todas as modalidades de créditos ficam mais caras, quando a taxa Selic cai as modalidades de créditos ficam mais baratas, fazendo assim com que as pessoas consigam investir mais facilmente em imóveis já que as linhas de créditos e financiamentos ficam mais acessíveis.

A taxa Selic é a taxa básica de juros, quando a Taxa Selic está em baixa a oferta de crédito cresce e torna-se mais atrativo – Foto: Canva

MOMENTO ECONÔMICO ATUAL DO BRASIL

Nos últimos dois anos a taxa Selic saiu de 2% ao ano, chegando a 10,75% ao ano no início deste mês, sendo a primeira vez desde julho de 2017 que a taxa básica de juros do Brasil volta para a casa dos dois dígitos.

Apesar do mercado imobiliário ser um dos que se recuperaram com mais facilidade e mais rápido dos impactos econômicos causados pela pandemia, a alta da Selic traz um impacto para o setor.

FINANCIAR UM IMÓVEL SERÁ MAIS CARO?

Mesmo que a Selic não seja a taxa praticada nos financiamentos de imóveis, os juros cobrados pelas instituições financeiras são influenciados por ela, ou seja, o aumento da taxa Selic influencia nos valores dos contratos.

O FUTURO DO MERCADO IMOBILIÁRIO

Mesmo com a alta da Selic, especialistas acreditam que o ano de 2022 ainda será um ano promissor para o mercado imobiliário, com várias opções de créditos no mercado o investidor poderá pesquisar e analisar qual a melhor opção para sua condição econômica, a projeção é que a quantidade de financiamentos imobiliários seja 5% menor quando comparado com 2021, porém a expectativa é que o ano de 2022 seja o segundo melhor ano da história para o setor.

Para os especialistas a expectativa para o ano de 2022 é de expansão para o mercado imobiliário – Foto: Canva