Uma das maiores preocupações das pessoas que desejam alugar um imóvel é a garantia que devem dar para o locador em caso de não pagamento das despesas referente ao aluguel, essa preocupação existe não pelo locatário acreditar que não conseguirá arcar com os valores estabelecidos no contrato e sim pela dificuldade em escolher qual a melhor opção de garantia.
Dentre as principais opções temos:
- SEGURO FIANÇA
- FIADOR
- CAUÇÃO
- TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO
Entender as vantagens e a diferença de cada uma dessas opções de garantia locatícia é fundamental para que a pessoa interessada em alugar um imóvel possa escolher qual é a melhor opção para ela.
A locação de um imóvel é um passo muito importante na vida de qualquer pessoa, antes de assinar um contrato certifique-se de que está optando pela garantia locatícia adequada – Foto: Canva
Leia com mais detalhes cada um desses tipos de garantia:
Índice
O QUE É O SEGURO FIANÇA?
O seguro fiança é a garantia locatícia mais acessível para quem deseja alugar um imóvel, já que com esse tipo de seguro o locatário não precisa se desprender de um valor alto e nem indicar uma pessoa para ficar responsável pelas despesas em caso de qualquer eventualidade que o impossibilite de pagar o aluguel.
O seguro fiança nada mais é do que um contrato de seguro convencional, no qual o locatário paga um valor mensal para a seguradora, tal valor servirá como garantia de que caso o locatário deixe de pagar o aluguel, o locador poderá acionar a seguradora que usará esse dinheiro para quitar tais dívidas.
Esse tipo de garantia é um dos mais vantajosos para o dono do imóvel pois a quitação das dívidas do inquilino é feita de maneira rápida pela seguradora.
A principal desvantagem do seguro fiança é o fato de o locatário não poder reaver esse valor investido ao se encerrar o contrato do aluguel.
O QUE SIGNIFICA ALUGAR UM IMÓVEL COM UM FIADOR?
O fiador é uma pessoa escolhida pelo locatário e que fica responsável em arcar as despesas do aluguel caso o locatário não o pague corretamente.
Essa opção de garantia não é tão vantajosa para o locador, já que muitas vezes é preciso abrir um processo legal para que as dívidas do locatário sejam pagas, esse processo pode demorar para ser finalizado.
O locatário também encontra dificuldades na hora de escolher um fiador já que achar uma pessoa de confiança que atenda as exigências para se tornar um fiador e que aceite essa responsabilidade é uma tarefa complicada.
Entre as principais exigências para nomear alguém como fiador temos:
- O fiador precisa ter um imóvel em seu nome e que em alguns casos precisa estar localizado na mesma cidade em que o aluguel será feito;
- O fiador precisa comprovar uma renda que geralmente deve ser três vezes maior do que o valor do aluguel.
Esse tipo de garantia, no entanto, também tem suas vantagens, o fato de não ser preciso gastar nenhum valor a mais para alugar um imóvel é uma delas.
O QUE É O CAUÇÃO?
O caução é um adiantamento que pode ser no valor de até 3 meses de aluguel, esse adiantamento é um seguro pago ao locador no momento que o contrato é fechado.
Para o locatário que opta por esse tipo de garantia a principal vantagem é a possibilidade de reaver esse valor no encerramento do contrato do aluguel, desde que nenhum reparo precise ser feito no imóvel, ou seja, desde que o imóvel seja entregue nas mesmas condições de quando o locatário o alugou.
TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO PARA ALUGUEL
O título de capitalização para aluguel não difere muito de um título de capitalização normal, tendo como destino, porém, ser usado como garantia locatícia de um aluguel.
Um título de capitalização é um título de crédito comercializado por empresas de capitalização como bancos, o contratante dessa modalidade deve pagar um valor pré-determinado que será guardado na instituição durante um período.
Entre as principais vantagens desse tipo de garantia locatícia, temos a possibilidade de contratar essa garantia sem precisar comprovar renda ou ter o nome limpo e o fato de que após o final do contrato é possível reaver todo o dinheiro investido no título de capitalização.
Esse tipo de garantia, no entanto exige uma quantia a ser investido, geralmente é necessário investir o valor de 6 meses de aluguel no título.
As três opções de garantia locatícia acima listadas possuem suas vantagens e desvantagens, entender qual a melhor opção é fundamental para quem deseja alugar um imóvel com segurança.
REFERÊNCIAS BIBLIGRÁFICAS