Este artigo aborda as projeções de vendas no segundo trimestre de 2023 no setor imobiliário, iniciando com um paralelo entre o cenário econômico no segundo trimestre de 2022 e de 2023, a seguir será apresentada uma visão do que está ocorrendo na atualidade no mercado imobiliário, e os resultados que se está obtendo em relação às vendas de imóveis.
Índice
Cenário econômico: paralelo entre no Segundo Trimestre de 2022 e no Segundo Trimestre de 2023
Em 2022, o setor imobiliário passou por muitas transformações, e de acordo com uma análise feita pela XP Investimentos, no Segundo Trimestre de 2022 “alguns indicadores da atividade econômica se mostraram bastante positivos no trimestre. Apesar disso o cenário é bastante adverso e desafiador para o banco central. Na esfera do comércio, dados de Pesquisa Mensal do Comércio em abril de 2022 mostram aumento de 9% MOM no volume de vendas do varejo em sua série com ajuste sazonal. O ICC, após avançar 3,8 pontos em abril, apresentou queda de 3,1 em maio, e encerrou o trimestre com crescimento de 3,5 pontos, impactado pelo aumento da confiança dos consumidores de renda mais alta”.
Em 2023, de acordo com a XP ”as expectativas para o segundo semestre não são favoráveis, devido os resultados obtidos no segundo semestre de 2022. Apesar do Banco Central ter iniciado o ciclo contracionista em março de 2021, a inflação segue persistente e disseminada até o momento. Para tanto as previsões de inflação estão se deteriorando, e o ciclo deve seguir até agosto de 2022, Em relação a situação fiscal do país, indicadores de risco fiscal, mostram pioras nas expectativas, apesar das estatísticas fiscais do país apontarem alguma melhora. Além disso, a proximidade das eleições eleva as incertezas no cenário doméstico.
Na atualidade, o segundo trimestre de 2023
Devido no primeiro trimestre de 2023 as projeções de vendas imobiliárias terem conseguido bons resultados de vendas, devido algumas medidas tomadas pelo novo governo e de estratégias aplicadas em períodos de pós eleições, com os devidos cuidados tomados para que a economia do país entrasse num ritmo de adequação para aceitação de novas propostas e de novas medidas para o planejamento de reequilíbrio da economia como um todo.
O segundo trimestre de 2023, o setor imobiliário segue caminhando com boas perspectivas para o fechamento mensal de vendas de imóveis. A despeito disso, as imobiliárias mais tradicionais e com mais experiência no ramo, devido o conhecimento sobre a sazonalidade do setor imobiliário, se mantem atenta aos movimentos e índices econômicos no Brasil. A Imobiliária Dinardi tem se destacado no setor imobiliário por manter o seu padrão de trabalho em alta, baseado na segurança e confiabilidade de seus clientes.
Os resultados das projeções de vendas de imóveis em 2023
Os resultados do primeiro semestre das projeções e fechamento de vendas serão apresentados num seminário no final do primeiro semestre; esse seminário contará com os diretores que compõem o Comitê do Banco Central e outros diretores de instituições, afins com esse evento, serão convidados a participarem com o fim de se atualizarem sobre os gráficos e as explicações pormenorizada sobre as ocorrências e resultados obtidos no primeiro semestre de 2023 no setor imobiliário no Brasil.