As principais tendências do mercado imobiliário 2023

Índice

Este texto irá abordar as tendências do mercado imobiliário em 2023 e irá apontar um paralelo entres essas tendências nesses últimos dois anos.

As tendências do mercado imobiliário em 2023

De acordo com o IBRESP/2023, as tendências do mercado imobiliário estão se modificando, pois antes a compra de um imóvel era baseado no fator emocional, mas atualmente a base está sendo colocada no fator racional, devido às novas tecnologias que estão sendo utilizadas e as necessidades reais das pessoas e sempre levando em consideração o tipo de imóvel e a capacidade financeira das pessoas.

O crescimento que tem se apresentado é pelo imóvel usado, devido o preço do imóvel por metro quadrado ser menor em relação ao imóvel novo; a tecnologia virtual é um outro fator que deve ser considerado que tem colaborado grandemente nos grandes lançamentos imobiliários; inclusive as imobiliárias digitais (proptechs) que proporcionam aos clientes um tour virtual aos clientes de 360 graus; o metaverso (universo tecnológico) que tem oferecido imóveis digitais negociados em sistemas de segurança (blockchain) e com certificado de propriedade com o uso de tokenização, que garante a proteção de aquisição ou uma fração (multipropriedade).

As cinco principais tendências de 2022

Em 2022, foram apontadas as principais tendências num texto escrito e editado no blog da Imobiliária Dinardi, que tem primado nas vendas de imóveis novos e usados, com sucesso, pois é uma imobiliária cuja a segurança é a base nas transações imobiliárias.

As principais tendências em foram influenciadas por fatores externos, tais como o cenário político, a movimentação da SELIC, a oferta, a procura, como tantos outros. Apesar da alta da SELIC e inflação, grande parte dos especialistas seguiram com opiniões favoráveis quando o assunto em pauta foram as tendências do mercado imobiliário em 2022. “A compra de um imóvel é considerada uma reserva de valor, e também o mercado imobiliário é um investimento sólido e uma classe de ativo consolidados”.

As principais tendências frente a alta da SELIC em 2022 foram segundo o Relatório do Mercado Focus (BC), sendo que a alta da inflação minou o poder de compra do consumidor principalmente de baixa renda, as cinco tendências em 2022 foram: 1-) imóvel com mais espaço e melhor localizado; 2-) casa mais trabalho; 3-) consciência sustentável; 4-) Imóveis usados e novos com plantas flexíveis; 5-) permanência do tour virtual.

Paralelo entre as tendências dos anos de 2022 e 2023

As tendências se apresentam diferenciadas entre 2022 e 2023, devido os fatores já citados acima pelo IBRESP.com.br, que são: situação sócio econômica e política do país; alta das taxas, tais como: SELIC, Inflação e outras; diferentes estratégias digitais aplicadas para vendas/compras/aluguéis de imóveis.